Esse lugar tem nome de delícia e fica localizado no litoral norte do Estado Rio Grande do Norte, um ponto extremo e estratégico do continente, onde os ventos são favoráveis para curtir dias de sol, céu, mar, passear, descansar, brindar o paladar com uma excelente gastronomia e os olhos com um lindo pôr do sol.
São Miguel do Gostoso tem uma referência geográfica bem interessante, fica a poucos quilômetros do marco zero da BR-101 que corta o Brasil de Norte a Sul. Há cerca de 112 quilômetros da Capital Natal.
A cidade nasceu como povoado ainda no século XVIII. Foi fundada em 29 de setembro, dia de São Miguel Arcanjo, no ano de 1884 por um missionário. Engraçado que um dos primeiros habitantes, o vendedor viajante Miguel Félix Martins deu nome ao lugar, ele tinha uma característica muito peculiar, gostava de contar causos e histórias, sempre acompanhadas de risadas gostosas, que facilmente ficaram conhecidas pela redondeza e lhe renderam um apelido bem sugestivo: “Seu Gostoso”.
Velejadores de todo mundo descobriram a localização favorável e os bons ventos para práticas de esportes náuticos e começaram a frequentar o lugar. Não demorou muito, São Miguel do Gostoso virou notícia nas revistas especializadas de esporte e turismo. Com isso, o fluxo de visitantes aumentou significativamente, todos seduzidos pelos cenários naturais deslumbrantes e, ainda muito preservados desse pedaço de paraíso tranquilo e com bucólico ar de interior praieiro.
A cidade é bem pequena, dá para andar a pé pelo centrinho despretensiosamente. A estrutura é muito funcional para o turismo com bares, restaurantes, supermercados, locadoras e afins. Além de escolas de esportes náuticos, passeios de buggy, quadriciclo e afins.
São Miguel do Gostoso também é uma boa opção para os amantes da boa gastronomia, existem excelentes restaurantes de cozinha nacional e internacional, com cardápios assinados por renomados chefes.
Uma das principais atrações é ver o mais lindo por dor sol na Praia de Tourinhos, uma experiência memorável, daquelas para guardar para o resto da vida.
Mas, não é só, o Litoral de São Miguel do Gostoso é composto por várias praias, a Praia do Santo Cristo, considerada a melhor do Brasil para a prática de esportes que utilizam o vento, a exemplo do Kite e Windsurfe. Tem também a do Cardeiro, com lagoa do mesmo nome, a da Xêpa que é a mais central, a do Maceió que é semi-deserta. Tourinhos tem águas calmas e várias barraquinhas rústicas de onde se pode apreciar o pôr do sol, o mais lindo da região, quiçá do Brasil, degustando alguma iguaria local, a exemplo do famoso pastel de arraia. Na sequência tem a Praia da rapadura e a do Marco, essa última onde os Portugueses chegaram por primeiro e para colocar o marco de Pedra Sabão como símbolo da colonização, ainda em 1500.
Pelos arredores de São Miguel do Gostoso também existem vários atrativos, a exemplo, de piscinas naturais, nascente e da linda península de Galinhos.
Experimente São Miguel do Gostoso, certamente você que irá se apaixonar e logo querer voltar. Recomendamos uma estadia mínima de três noites. Conte conosco para planejar e programar sua viagem. Nós Somos a Sua Agência de Turismo.
Por Silvânia Medeiros